quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bifinhos de Lombo com Molho Aromatizado com Vinagre Balsâmico



Pode-se dizer que hoje tive um dia cansativo, eu e o J., estivemos a tentar completar uma tarefa que já andava a ser adiada desde os meados do Verão. Como na altura das férias o J. apanhou um escaldão de 2º grau nas pernas e tronco, numas das nossas únicas idas á praia, ficou de repouso durante o resto das férias e o nosso jardim estava uma desgraça. Foi o dia todo nesta trabalheira, portanto na hora de elaborar o jantar, foi uma coisa simples mas saborosa... Acompanhei com umas batatinhas a murro, que depois publicarei.

Ingredientes:

Para 4 pessoas

12 bifinhos finos de lombo de porco
2 dentes de alho
sal grosso q.b.
pimenta
pimentão doce
1 folha de louro
vinho branco para temperos
vinagre balsâmico
margarina
azeite
piripiri q.b.

Preparação:

Começe por temperar os bifinhos com sal grosso, pimenta, pimentão doce, a folha de louro partida em pedaços, alho ás rodelas finas, um pouco de vinagre balsâmico e vinho branco. Deixe marinar mais ou menos 20 minutos.
Aqueça uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite e um pedaço de margarina, quando estiver quente coloque os bifinhos escorridos de tempero, sem as rodelas de alho senão começam a saltar na frigideira, deixe um pouco em lume brando. Quando a carne estiver passada, aumente um pouco a temperatura para que ficam douradinhas, sem ficar demasiado secas. Disponha num prato de servir.
Com a frigideira ainda quente, deite a marinada passada num coador, adicione vinagre balsâmico e piripiri a gosto. Deixe ferver até engrossar um pouco. Regue a carne e sirva acompanhado de uma batatinhas a murro e salada verde.
Bom apetite!!

Sem comentários: