sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Arroz de Camarão á Esquisitices



Gosto muito mesmo de marisco, a minha carteira, o J. e a A. é que nem por isso. O I., o T. e o J.P. acompanham-me neste gosto por tudo o que é marisco. Por este motivo, e apesar de estarmos em vantagem cá em casa, é raro comermos. É a única refeição em que abro a excepção e faço duas comidas diferentes, pois senão nunca comia esta delícia. Quem ficava a perder era eu...lol!! HI!HI!HI!
Este prato é super simples e rápido e não necessita de acompanhamento pois se não se estiver satisfeito, come-se mais. ADORO MARISCO!!!

Ingredientes:

400 gr de camarão (eu usei já descascado e congelado da Pescanova)
6 palitos de delícias do mar
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 pimento vermelho
1 tomate grande maduro e livre de pele
250 gr de arroz agulha
sal e piripiri q.b.
azeite
coentros frescos

Preparação:

Num tacho leve a lourar a cebola e alho picados finamente com um fundo de azeite. Entretanto parta o tomate e o pimento em pequenos cubos. Quando dourada a cebola junte o tomate e o pimento e tempere com sal e piripiri a gosto. Deixe engrossar um pouco e adicione o camarão (coloquei alguns por descascar para enfeitar que retirei passado 5 minutos). Quando estes estiverem arrosados (altura de retirar os inteiros), junte água quente suficiente para cozer o arroz e ficar malandrinho. Enquanto espera corte as delícias ás rodelas, assim que estiver cozido, desligue o lume junte estas rodelas, polvilhe com coentros e coloque um camarão inteiro em cada prato.Se desejar pode adicinar mariscos diferentes. Delicie-se!!! BOM FIM DE SEMANA A TODOS!!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Bacalhau de Cebolada á Esquisitices



Começo por dizer que adoro bacalhau de todas as maneiras, portanto terão aqui algumas das mil e uma maneiras existentes de o confeccionar. Eu sei, eu sei... Alguns "verdes" dizem que estão em vias de ser uma espécie em perigo de extinção. Mas sou PORTUGUESA CARAMBA!!! E do NORTE CARAMBA!!! Como posso passar sem de vez em quando comer aquilo que simplesmente adoro??! Confesso que evito, não é uma coisa que coma todas as semanas ou até todos os meses, só de vez em quando. Perdoem-me!!!
Para me redimir de quando a quando compro o do Pacífico que ainda existe em muita abundância, só o do Atlântico é que está nestas condições. Mas como provém de águas mais quentes não é tão saboroso como o nosso. Pronto, pronto vamos lá á receitinha...lol!

Ingredientes:

Para 2 pessoas

2 postas de bacalhau finas
6 batatas
1 cebola grande
2 dentes de alho
farinha para passar o bacalhau
azeite
1 folha de louro
colorau e piripiri líquido
sal q.b.

Preparação:

Comece por descascar e cortar em rodelas bem fininhas as batatas, e coloque-as a fritar na fritadeira ou Actifry.
Passe o bacalhau pela farinha, não é necessário muita o suficiente para não deixar o azeite saltar, leve uma frigideira com azeite ao lume e aloure o bacalhau.
Entretanto, corte a cebola e alho em rodelas bem finas e reserve. Num prato fundo de servir coloque as batatas espalhadas e por cima o bacalhau. Na frigideira adicine mais um pouco de azeite, e coloque a cebola e o alho. Tempere então com um pouco de sal (cuidado pois se o bacalhau estiver mal demolhado pode ficar demasiado salgado), piripiri, colorau e louro. Deixe dourar. Derrame por cima do bacalhau e acompanhe com uma boa salada de alface, rúcula, tomate cherry e queijo feta aos cubinhos. DELICIOSO!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Espetadas á Esquisitices



Estas espetadas são deliciosas. Posso dizer que ficaram saborosas e suculentas. Como se trata de carne de peru deve-se ter em conta que necessita de mais tempo para absorver o tempero, mas de resto super fáceis de fazer. Na receita original era suposto fazer as espetadas de raiz, mas como não tinha tempo (hora de almoço apertada) comprei daquelas já preparadas e embaladas. Não me arrependi.

Ingredientes:

4 espetadas de peru
alho em pó q.b.
piripiri q.b.
sal e pimenta q.b.
1/2 chávena de ketchup
1 cerveja mini
2 colheres de sopa de margarina
molho de soja q.b.
orégãos

Preparação:

Coloque as espetadas num prato largo e fundo, tempere com alho em pó, piripiri, pimenta e sal de forma a apanhar todos os lados. Numa taça bata a cerveja com o ketchup e regue as espetadas. Reserve de preferência cerca de 1 hora.
Numa frigideira leve a margarina a derreter e aloure as espetadas de todos os lados, cuidado com a temperatura, pois se estiver muito quente o açúcar do ketchup começa a cristalizar e a queimar no fundo. Quando prontas retire para um prato de servir e deite a marinada na frigideira. Deixe ferver um pouco para ganhar consistência, junte um pouco de molho de soja e orégãos frescos e derrame sobre as espetadas. Sirva acompanhado com puré de batata e uma salada verde.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Uso Profissional




Fabuloso para limpar fornos, deixa-os como novos.

Lombecos de Porco na Patusca á Esquisitices



Como tinha acabado de lavar o meu forno e não me apetecia sujá-lo imediatamente a seguir a este trabalho que tanto me custa a fazer, decidi improvisar e voltar a fazer uso da minha "amiga", por sinal bem mais fácil de lavar. lol! Apesar de tudo não me posso queixar muito, porque este forno é bem mais fácil de deixar como novo que o meu anterior, ainda por cima, descobri um produto FABULOSO para esta tarefa, que, penso eu, todas "adoramos" executar. Para aquelas, que como eu, acham esta tarefa aborrecida e custosa deixo uma foto do dito produto. É mesmo muito mais fácil com este produto e o melhor de tudo é que não estraga as paredes do forno, nem mesmo as grelhas, como acontece com alguns dos aerosoís que se vendem no supermercado. Cá, compro na loja da Cidadela Electrónica (uma loja de venda e reparação de aparelhos eléctricos), como não sei se existe noutras partes do país, tentem neste tipo de lojas. Custa cerca de 10€ mas vale a pena.

Ingredientes:

Para 2 pessoas

2 lombecos de porco
6 batatas pequenas
1 cebola grande
alho em pó
sal, pimenta e piripiri q.b.
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne
vinho branco
azeite
colorau

Preparação:

Corte metade da cebola em rodelas finas, e cubra a base da Patusca. Em cima coloque os lombecos e tempere com sal, alho em pó, pimenta, piripiri, a folha de louro e regue com o vinho. Entretanto descasque as batatas e corte-as em 4. Coloque 1/2 chávena com água e o cubo de caldo partido em 4 pedaços mo microndas até o caldo derreter (coloquei por 2 minutos). Junte as batatas á volta da carne, regue com o caldo, salpique tudo com colorau e cubra com a restante cebola ás rodelas. Regue com um fio de azeite e coloque a tampa na Patusca. Para quem não tem esta maquineta, pode fazer exactamente igual mas num prato de servir e ir ao forno, demora é mais um bocadinho. Vá virando a carne até estar assada por dentro e por fora, e sirva com qualquer acompanhamento. Eu coloquei algumas castanhas juntamente com a carne, ficaram deliciosas.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Massa esparguete á Moda da Vó R.



Quando faço esta massa bate a saudade. A minha avó faleceu á cerca de 2 anos e meio. Eu era fã de todos os cozinhados dela, mas quando ela fazia esta massa eu era a primeira a sentar-me á mesa, e sem guerras nesse dia. Em pequena era muito má de alimentar, mas quando a Vó fazia os meus pratos favoritos, eu amava. Esta minha avó ajudou a criar quase todos os netos, eu vivi com ela durante o tempo que frequentei a primária, os meus pais estavam no estrangeiro. Ela era daquelas cozinheiras que fazia mil e uma coisas ao mesmo tempo, mas as refeições saíam-lhe sempre bem. Com a aproximação do dia 1 de Novembro decidi que este post seria uma homenagem a ela. Viveu os últimos 10 anos da sua vida em casa dos meus pais, sempre alegre e em correria, até que cerca de 2 anos antes de falecer foi-lhe diagnosticada a doença de Alzeimer. As perdas de capacidades depressa começaram a tomar conta dela, até que um dia, foi sujeita a uma cirurgia cerebral, devido a um hematoma após uma queda, e o seu frágil coração não resistiu. Tinha 82 anos. Vó, temos muitas saudades tuas...

Ingredientes:

1 cebola
1 dente de alho
200 gr de carne de vitela
1/2 pernil fumado
1 chouriço de vinho
1 pedaço de bacon
500 gr de massa esparguete
2 tomates pelados
1 folha de louro
vinho branco
sal e piripiri q.b.
azeite

Preparação:

Corta-se a carne em pedaços pequenos, ao pernil retira-se a pele e o osso e faz-se o mesmo, o chouriço em rodelas e o bacon em cubos.
Num tacho grande, pica-se a cebola e o alho e cobre-se de azeite, deixa-se refogar. Quando douradinho, junta-se o tomate partido em em cubos, a folha de louro,o piripiri e o vinho branco, deixa-se levantar fervura. Quando ferver juntam-se todas as carnes e deixa-se estufar em lume brando.
Quando a carne de vitela estiver macia adiciona-se água suficiente para cozer a massa. Assim que ferver rectifica-se os temperos, e junta-se a massa. Ir mexendo de vez em quando para que esta não se cole. Volte a rectificar de tempero e sirva.

P.S. Esta massa é bastante pesada por isso não gosto de acompanhar com mais nada e normalmente se a faço para o jantar é quando jantamos cedo para que se consiga fazer a digestão antes da hora do recolher.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vitela com Castanhas



Como o tempo por cá já arrefeceu, já apetece uma comidinha mais quentinha. Cá em casa todos adoramos castanhas, seja de que maneira for, assadas, cozidas ou até misturadas nas refeições. Tinha um saco delas no congelador á algum tempo, e á dias decidi que as tinha que utilizar. Como não me apetecia porco, decidi improvisar. Adorei o resultado final, acompanhei com puré de batata, e uma salada verde. Todos gabaram excepto o J. pois preferia com carne de porco, não é grande adepto de carne de vaca, boi ou vitela. Esquisito q.b.

Ingredientes:

Para 4 pessoas

800 gr de vitela tenra para estufar
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite
1 chávena de vinho branco
1 cubo de caldo de carne
sal e piripiri q.b.
1 lata de tomate pelado
castanhas q.b.

Preparação:

Comece por partir a carne em cubos médios. Leve ao lume um tacho com a cebola e o alho picados cobertos de azeite. Deixe alourar. Entretanto passe o tomate pelado pela varinha. Quando a cebola estiver douradinha junte a folha de louro, o vinho branco, o caldo de carne e o tomate. Deixe ferver um pouco. Adicione então a carne e tempere com sal e piripiri a gosto. Deixe cozinhar em lume brando por cerca de 45 minutos, sem deixar que o molho desapareça. Quando a carne estiver macia, junte as castanhas (como usei das congeladas tive o cuidado de não adicionar mais água pois estas ainda iam libertar o gelo), não mexa com a colher. Tape bem o tacho e agite-o de vez em quando, se mexer senão quando as castanhas estiverem mais moles começam-se a desfazer. Logo que as castanhas estejam cozinhadas sirva com puré de batata ou outro a gosto e um salada verde. Cá em casa adoram molhar o pão no molho que fica no tacho.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Patusca



Este fim de semana tive a visita da minha sogra, que me trouxe uma ajudante para que a culinária cá de casa se torne ainda mais apetecível.
Achei que merecia um post só dela. Pois provavelmente existe por aí muita gente que desconhece a Patusca. A Patusca é um pequeno forno eléctrico com duas resistências, uma em cima outra em baixo, e consegue-se fazer variados alimentos, desde assados de carne, aves ou peixe, legumes, frutas e até bolos e biscoitos. Para experimentar a minha, a primeira coisa que fiz foram batatas á murro. Deliciosas. Acaba por ser mais económica do que o forno tradicional, e os alimentos ficam mesmo com aquele aspecto douradinho e o sabor mais intensificado. O meu primeiro contacto com a Patusca foi precisamente em casa da minha sogra, que é de Vila Nova de Gaia. Achei aquele objecto estranho e dispensável, pois, se temos forno para que raio precisamos de outro??? Mas depois de sentir o sabor daquele leitão que ela me apresentou, mudei
radicalmente. Tinha que ter uma! Cá em Braga procurei, mas não encontrei. Mas este fim de semana a minha querida Z. lá veio propositadamente me trazer a minha nova amiga. Postarei, depois, algumas receitas que nela vier a fazer.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Tomate e Feijão Verde



Ultimamente ando extremamente esquisita para cozinhar. Não me apetece comer quase nada, então a escolha da refeição tem sido complicada. Estava eu no congelador á procura de algo para o almoço quando encontro duas postas de lombo de bacalhau esquecidos a um canto. O.K. Vai ser mesmo isto! Optei pelas pataniscas pois já á imenso tempo que não fazia, e o J. adora. Mãos á obra.

Pataniscas de Bacalhau

Ingredientes:

2 lombos de bacalhau
1 cebola média
2 dentes de alho
1 raminho de salsa picada
sal e pimenta q.b.
5 ovos
2 colheres de sopa de farinha
óleo para fritar

Preparação:

Numa tigela pica-se a cebola, o alho e salsa muito finamente. Junta-se o bacalhau previamente demolhado e desfiado, livre de peles e espinhas. Adiciona-se os ovos e a farinha, mexe-se tudo muito bem, com a mão, até ficar pastoso. Rectifica-se de tempero.
Leva-se uma frigideira anti aderente ao lume com um pouco de óleo, com a ajuda de uma colher grande, deita-se aos montinhos. Fritar de ambos os lados, até sentir que estão cozinhadas no interior. Retirar e colocar em cima de papel absorvente.

Arroz de Tomate e Feijão Verde

Ingredientes:

1 cebola pequena
1 dente de alho
1 tomate maduro grande
1 porção de feijão verde (a gosto)
150 gr de arroz agulha
1 cálice de vinho branco
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:

Para um tacho pique finamente a cebola e o alho e cubra com um pouco de azeite. Deixe alourar. Entretanto, retire a pele do tomate e corte-o em cubos muito pequenos. Quando a cebola estiver translúcida, junte o tomate. Deixe cozer um pouco mexendo sempre para não pegar. Adicione então o vinho branco, deixe levantar fervura e junte o feijão verde. Tempere de sal.
Quando tiver fervido cerca de 5 minutos, acrescente água necessária para a quantidade de arroz, de forma a que fique malandrinho. Deixar ferver novamente, e junte o arroz. Quando estiver cozido sirva de imediato juntamente com as pataniscas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ovos mexidos á Esquisitices



Para quando não há tempo para mais. Tenho andado numa roda viva, a fazer os preparativos para receber a minha "mommy" e o meu filhote mais velho, o I., que chegam da Austrália em breve. Portanto estes últimos dias pareceram-me demasiado curtos, com tanto que fazer e depressa o dia chegava ao fim. Um dia destes para não atrasar muito a hora do jantar, depois de uma azáfama eterna, lá saíu esta refeição não muito saudável. Uma vez não são vezes...E depois, para completar, todos comemos um prato de sopa.

Ingredientes:

Para 4 pessoas

750 gr de batata em palitos pequenos
10 ovos
1 lata de salsicha Hotdog
1 chouriço de vinho
100 gr de fiambre
75 gr de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
piripiri q.b. (para quem gostar)

Preparação:

Começe por fritar as batatas, enquanto isso, corte as salsichas e o chouriço em rodelas finas. Bata os ovos numa tigela junto com o sal, a pimentae o piripiri.
Retire as batatas, deixe escorrer o óleo e deite numa frigideira anti-aderente (a ideia é o resto fritar no óleo que as batatas ainda têm), regue com os ovos batidos. Junte então as rodelas de salsicha e chouriço, desfaça com as mãos o fiambre em pedaços, e polvilhe com o queijo. Mexa tudo sem deixar torrar. Quando o ovo estiver bem passado, está pronto a servir. Gosto de enfeitar com azeitonas pretas ou pickles.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Arroz de Cabidela á Esquisitices



Aqui na minha terra usam-se muito os sarrabulhos, que eu adoro, é o arroz, são as papas, tudo isto são tradições que se agarram. Quando a minha "mummy" chegar hei-de publicar os sarrabulhos cá de casa, são deliciosos...
Este não é o típico arroz de cabidela Bracarense, eu alterei-o um pouco para agradar a todos. O tradicional tem o frango estufado á parte. Todos os esquisitos cá de casa gostam, portanto quando o faço não á guerra á mesa, paz...

Ingredientes:

Para 4 pessoas

3 peitos de frango do campo
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
75 gr de bacon aos cubos
vinho branco
1 cubo de caldo de galinha
sal e piripiri q.b.
colorau
300 gr de arroz agulha
1 saco de sangue de frango fresco
vinagre
azeite

Preparação:

Faça um refogado com a cebola, o alho, a folha de louro e azeite, quando dourado deite um copo pequeno de vinho branco. Junte então os peitos de frango partidos ao meio, tempere com sal, piripiri, colorau, e o cubo de caldo. Deixe a cozer em lume brando cerca de 30 minutos.
Quando passados, retire e com a ajuda de dois garfos, esfie o frango. Enquanto o faz deixe o bacon a refogar no molho do frango.
Volte a juntar o frango ao preparado, deixe levantar fervura e adicione água suficiente para cozer o arroz, de forma a que fique malandrinho. Deixe ferver.
Junte então o arroz, quando ferver colocar em lume brando para cozer.
Enquanto, coloque o sangue numa tigela e misture-lhe vinagre a gosto.
Quando o arroz estiver cozido adicione o sangue aos poucos, mexendo muito bem para que todo o arroz fique da cor castanha, deixe levantar fervura novamente e sirva de imediato.

sábado, 10 de outubro de 2009

Doce de Amora




Mais um doce para variar as sandes do lanche dos miúdos. Todos os dias a A. e o T. ( filha e filho), têm que levar lanche para a escola, ao fim de algum tempo já estão enjoados de comer pão com manteiga ou tulicreme, portanto tento ter algumas compotas diferentes para variar. Já tinha a de figo, mas o T. não gosta muito, por isso, mãos á obra para agradar. Prefiro que levem as sandes com compota, além de mais saudável comem fruta sem darem conta... Truques de mãe !!!

Ingredientes:

1,5 kg de amoras pretas
500 gr de açúcar
1 pau de canela
casca de 1 limão
1/2 chávena de água

Preparação:

Lava-se muito bem as amoras, retiram-se todos os caules existentes, deixam-se a escorrer.
Numa panela colocam-se as amoras, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Deixa-se levantar fervura.
Coloca-se então em lume brando, mexendo de vez em quando. Se estiver grossa, juntar a água. Quando fizer ponto estrada está pronta, demora cerca de 1 hora e 1/2.
Retirar o pau de canela e casca do limão. Eu preferi não passar com a varinha, para sentir os bocados de amora, mas se não gostar, passa-se então a varinha.
Deixa-se arrefecer e coloca-se em frascos etiquetados.Quem gostar do sabor de canela pode colocar um pauzinho dentro do frasco para intensificar o sabor.
Perfeito em tostas, sandes ou como recheio de tortas.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Moelas á Esquisitices



Como adoro petiscos, festas e convívios cá vai um que sabe sempre bem. Normalmente, pedem um bom vinho branco, bem fresco para acompanhar, pois é um desses petiscos que ficam apuradinhos, picantes e puxam pela bebida. Eu prefiro comprar moelas congeladas pois estão sempre mais limpas e saem mais tenras que as frescas. Mas atenção, mesmo as congeladas precisam de ser vistas uma a uma, pois por norma trazem sempre alguma gordura. Na minha terra usam-se muito em cafés e snack-bares para forçar a bebidinha.

Ingredientes:

Para 4 pessoas

1 kg de moelas
1 cebola grande
4 dentes de alho
azeite
1 lata de tomate pelado previamente passado pela varinha
1 copo de vinho branco
1 folha de louro
1 cubo de caldo de galinha
sal q.b.
piripiri q.b.
1 cálice de whisky
1 cálice de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de mostarda

Preparação:

Num tacho largo coloque a cebola e os dentes de alho cortados grosseiramente, a refogar em azeite. Quando a cebola ganhar cor deite o vinho branco, o cubo de caldo, o sal e o piripiri, deixe ferver um pouco. Passe então tudo com a varinha até obter um molho grosso, junte a folha de louro e o tomate. Voltar a ferver para adicionar então o whisky, o vinho do Porto, a mostarda e a colher de açúcar ( este serve para cortar a acidez do tomate e dos vinhos). Quando levantar fervura adicionar a margarina e baixar para lume brando. Tem de ferver em lume brando durante cerca de 20 minutos, ir mexendo de vez em quando.
Entretanto, aproveite para lavar as moelas e deixar a escorrer da água.
Rectifique de tempero, volte a aumentar o calor e junte então as moelas. Deixar ferver por 5 minutos, e então têm que ficar em lume brando até ficarem macias, demora á volta de 1 hora, mexer de vez em quando para não pegar. Se estiver a ficar sem molho pode adicionar mais um pouco de vinho branco.
Deliciosas em festas acompanhadas por uma tostas de pão saloio.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Batatas á Murro



Como prometido é devido e cumpro sempre a minha palavra, cá vai o acompanhamento para o prato de ontem. Estas batatinhas ( quando não encontro batatas novas á venda, opto pelas embaladas á venda nas grandes superfícies na zona dos vegetais embalados) são uma delícia para acompanhar vários pratos mas aquela com que me agrada mais, é com um bacalhau na brasa. Por isso, deixem a imaginação á solta ...

Ingredientes:

1 embalagem de batatas
sal grosso
3 dentes de alho
azeite q.b.

Preparação:

Pré aqueça o forno a 200º. Num prato ou travessa de ir ao forno colocam-se as batatas com casca e polvilha-se com sal grosso ( deve-se colocar um pequeno montinho em cada batata). Deixar alourar de um lado, mexer para alourar do outro, em média demoram cerca de 40 minutos.
Quando assadas retirar, em cima de uma tábua de cozinha e com uma luva calçada, dar um pequeno murro em cada batata. Colocar num prato de servir que tenha alguma profundidade. Pique os alhos por cima das batatas e regue com azeite. Vai ser necessário uma boa quantidade de azeite pois as batatas estarão mais secas e absorverão. Deliciosas...

Bifinhos de Lombo com Molho Aromatizado com Vinagre Balsâmico



Pode-se dizer que hoje tive um dia cansativo, eu e o J., estivemos a tentar completar uma tarefa que já andava a ser adiada desde os meados do Verão. Como na altura das férias o J. apanhou um escaldão de 2º grau nas pernas e tronco, numas das nossas únicas idas á praia, ficou de repouso durante o resto das férias e o nosso jardim estava uma desgraça. Foi o dia todo nesta trabalheira, portanto na hora de elaborar o jantar, foi uma coisa simples mas saborosa... Acompanhei com umas batatinhas a murro, que depois publicarei.

Ingredientes:

Para 4 pessoas

12 bifinhos finos de lombo de porco
2 dentes de alho
sal grosso q.b.
pimenta
pimentão doce
1 folha de louro
vinho branco para temperos
vinagre balsâmico
margarina
azeite
piripiri q.b.

Preparação:

Começe por temperar os bifinhos com sal grosso, pimenta, pimentão doce, a folha de louro partida em pedaços, alho ás rodelas finas, um pouco de vinagre balsâmico e vinho branco. Deixe marinar mais ou menos 20 minutos.
Aqueça uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite e um pedaço de margarina, quando estiver quente coloque os bifinhos escorridos de tempero, sem as rodelas de alho senão começam a saltar na frigideira, deixe um pouco em lume brando. Quando a carne estiver passada, aumente um pouco a temperatura para que ficam douradinhas, sem ficar demasiado secas. Disponha num prato de servir.
Com a frigideira ainda quente, deite a marinada passada num coador, adicione vinagre balsâmico e piripiri a gosto. Deixe ferver até engrossar um pouco. Regue a carne e sirva acompanhado de uma batatinhas a murro e salada verde.
Bom apetite!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Noodles com Tirinhas de perú




Hoje, ao almoço estava com vontade de comer algo diferente e que surpreendê-se o J.(marido, crianças comem na escola), decidi-me por comida asiática. Estes noodles podem ser feitos com qualquer tipo de carne ou marisco, eu optei pelo perú, para variar um pouco. O J. não é fã desta carne mas nem se apercebeu, de tão bom que ficou.


INGREDIENTES:

Para 2 pessoas

2 meadas de noodles com ovo
2 bifes de perú não muito finos
10 folhas de couve chinesa
1 cenoura
1 lata de cogumelos laminados ou frescos se preferir
75 gr de rebentos de soja frescos ou de conserva
1 cebola média
1 pimento verde pequeno
molho de soja q.b.
sal e pimenta q.b.
piripiri q.b.
2 dentes de alho

PREPARAÇÃO

Comece por cortar os bifinhos de perú em cubos médios, tempere com molho de soja e um pouco de piripiri. Deixe marinar por 1/2 hora.
Entretanto, lave e corte em juliana todos os legumes.
Num wok ou frigideira deite o alho picado finamente junto com um fio de azeite, deixe estalar um pouco em lume forte. Junte então o perú e a marinada, continuando com as mesmas temperaturas até ficar saltedo de todos os lados.
Junte então os legumes mexendo para misturar bem, se necessário junte mais um pouco de molho de soja e tempere com sal, mas cuidado pois o molho de soja já tem sal, e pimenta. Quando ferver baixe para lume brando até os legumes estarem no ponto.
Coloque então as meadas de noodles a cozer em água temperada com umas pedrinhas de sal, aproximadamente 5 minutos, ou conforme instruções da embalagem.
Depois de cozida escorra a massa e junte ao preparado misturando bem com os legumes e a carne e sirva quente.

domingo, 4 de outubro de 2009

Doce de Figo



Sei que já vem um pouco fora de tempo, mas como este ano fez calor até tarde, a minha figueira deu figos até agora. Como já não sabia o que fazer mais a tanto figo decidi fazer uma compota. Para estreante não saíu nada mau.

Ingredientes:
3 kg de figos pingo de mel
500 gr de açúcar
2 paus de canela
sumo de 1 limão

Preparação:
Começa-se por lavar bem os figos e cortar só o caule onde fica pendurado na árvore, partem-se em quartos, com pele e tudo.
Leva-se ao lume os figos partidos com o açúcar, não exagerar pois desta qualidade de figo é muito doce, a canela e o sumo de limão.
Quando iniciar fervura, baixa-se o lume para o mínimo, mexendo de vez em quando, até obter o ponto estrada ( quando colocada uma quantidade do preparado no prato se passa o dedo pelo meio e este demora algum tempo a voltar a unir-se).
Obtido o ponto pretendido, desliga-se o lume, retiram-se os paus de canela e passa-se com a varinha. Deita-se em frascos decorados a gosto.
Òptimo em bolachas cream craker ou em tostas ou até em sandes para os lanches dos miúdos.

sábado, 3 de outubro de 2009

Nova amizade a caminho

Após pesquisa pela net á procura de receitas para satisfazer todos os esquisitos cá de casa, descobri que existiam "blogs"( nem sabia o que isso era), com diversas delícias. Começei por fazer "copy-paste" para completar o livro de receitas que coloquei no ambiente de trabalho. Venho de uma família de talentos na cozinha, infelizmente não adquiri genes desses suficientes, por isso sou mediana na arte de cozinhar. Mas apesar de tudo adoro fazê-lo, inventar novos sabores, mas é um castigo diário para chegar á conclusão : O QUE VAI SER O JANTAR??? Por pensar que existem mais mães na mesma situação decidi então iniciar esta experiência de tentar colocar aqui algumas das maravilhas cozinhadas cá em casa. Embora sejamos seis esquisitos, não gosto nem faço mais de uma comida para ninguém, por isso devem imaginar a guerra na hora de colocar a paparoca na mesa. Hoje não há receita pois ainda estou a tentar descobrir com funciona esta coisa do blog, mas prometo ser o mais assídua possível. Só por curiosidade hoje fiz um rolo de carne picada com recheio de legumes, acompanhado de batata frita ás rodelas muito finas ( para estriar a fritadeira nova pois a antiga fez PUM!!) e arroz que estava uma delícia. P.S. não agradou muito á pequenada, mas lá se comeu.