sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Molho de Tomate á Esquisitices



Este molho é super delicioso, e pode-se fazer em grande quantidade, congelar e utilizar em diversos pratos. Não tem nada de especial mas torna uma refeição muito mais saborosa. Sou daquelas pessoas que adoram tomate em quase tudo, aliás, quando era pequena e a minha avó paterna tinha a horta, muitas vezes o meu lanche era um tomate carnudo partido em quatro e salpicado de sal fino. Hummm, que saudades!!! Agora é difícil encontrar destes tomates, por isso quando a minha vizinha me disse que a sogra lhe deu imensos e que já não tinha onde colocá-los, eu prontamente ofereci-me para os "guardar"( ela ofereceu-me quase 8 quilos deles). Comi logo dois para matar saudades e o resto como estavam muito maduros congelei.

Ingredientes:

2 cebolas
4 dentes de alho
2 tomates grandes maduros
azeite
1 folha de louro
sal e pimenta
vinagre balsâmico
salsa seca picada

Preparação:

Se os tomates estiverem congelados coloque-os numa tigela com água quente, para facilitar a retirada da pele. Pique as cebolas e os alhos para uma panela e adicione azeite q.b. e o louro. Faça um refogado sem deixar ficar muito escuro, junte então o tomate partido e deixe ferver. Tempere de sal e pimenta. Quando começar a engrossar, retire o louro e passe pela varinha até não conter nenhum grumo. Volte ao lume a levantar fervura, regue com um pouco de vinagre balsâmico e junte duas pitadas de salsa seca picada. Fica delicioso, já experimentei também com bacalhau, com lombos de pescada, com febras, basta colocar o molho ao lume, deixar ferver e colocar lá o ingrediente que se pretende, durante o tempo necessário para o cozinhar. Fácil, rápido e diferente...

3 comentários:

vânia jesus disse...

também gosto muito de tomate e tenho a sorte do meu pai ter horta e de haver tomate do bom, que muitas vezes congelo e me dá para o ano todo!
Para quem aprecia tomate, o tomate "caseiro" da horta é como uma fruta, pode-se comer à dentada, pois não é nada ácido!

bjos

Smas disse...

Pois, tomates desses eu também me oferecia para "guardar" eh eh eh
Aqui não há hortas...

a Trofa tem cozinheira disse...

Minha esquesitinha...bem bom esse molhinhoooo!!! Aqui a tempso deram-me usn frascos dele e era UMA DELICIA!!! beijokas