terça-feira, 3 de novembro de 2009

Rolo de Carne á Esquisitices



Este prato dá algum trabalho, neste dia estava inspirada e com paciência. Ficou muito bom posso já dizer. Como utilizei carne de vitela e de porco ficou um pouquinho mais seco do que se só usá-se a de porco. Adorei confeccionar este prato, estava super divertida na cozinha, a pensar em novos ingredientes e em próximos rolos diferentes. O J. até veio á cozinha perguntar se eu estava a cozinhar ou a sonhar, pois até a cantarolar andava.
Nota: estas quantidades deram para dois rolos para aproximadamente 6 pessoas cada um.

Ingredientes:


500 gr de carne de vitela picada
500 gr de carne de porco picada
1 salpicão
1 chouriço
1 couve lombarda
2 cenouras
12 fatias de bacon
2 ovos
queijo ralado q.b.
molho de tomate
azeite
4 colheres de sopa de pão ralado
sal e pimenta q.b.
piripiri e alho em pó q.b.

Preparação:

Comece por cozer o salpicão e o chouriço sem deitar fora a água da cozedura. Passe-os na 1.2.3. para que fiquem bem picadinhos. Enquanto cozem pode aproveitar para fazer o molho de tomate (numa próxima vou postar como fiz).
Junte as carnes picadas todas num tigela grande, tempere com sal (pouco pois os fumados já costumam ter sal), pimenta, alho em pó e piripiri. Envolva tudo com as mãos. Adicione de seguida os ovos inteiros e duas colheres de sopa de pão ralado e volte a envolver com as mãos até esteja tudo bem misturado.
Na água de cozer os fumados, coza a couve lombarda e a cenoura cortadas em tiras.
Em cima de uma folha de alumínio, deite a carne e forme um rectângulo, nem muito grosso nem muito fino para não rachar ao enrolar, e coloque as fatias de bacon ao centro a formar uma fila. Por cima deste coloque a lombarda e cenoura polvilhando com queijo ralado a gosto. Com a ajuda da folha de alumínio, enrole a carne fechando bem na união e nas extremidades. Polvilhe com o restante pão ralado.
Coloque num prato fundo de ir ao forno, regue com um fio de azeite e com o molho de tomate bem quente. Convém o forno estar quente, para cozinhar leva cerca de 45 a 60 minutos em lume + ou - a 180º. Durante a cozedura vá regando com o molho de tomate e picando com um garfo de dentes grandes para que o molho entre para a carne. Sirva com um arroz branco, com umas batatas assadas no forno ou até com uma boa salada.

3 comentários:

vânia jesus disse...

Olá!descobri o teu blog e gostei muito!
Já sou seguidora e já está na lista de blogs que sigo com muito gosto!

Um abraço

Vânia Jesus

disse...

aiii que este rolo me deixou dahhh... que excelente aspecto! adoro rolos de carne recheados!
com couve lombarda deve ser uma delicia!

a Trofa tem cozinheira disse...

OLÀ!!!! Ohhh mto obrigada pela visita ao meu blog!!! *.* fiquei contente! MUITOOOOOO!!!!

quanto ao teu...JÀ SOU SEGUIDORAAAAAAAAAA!!! adorei o que vi e este rolo..uau!!! QUE BOM!!!