terça-feira, 27 de outubro de 2009

Lombecos de Porco na Patusca á Esquisitices



Como tinha acabado de lavar o meu forno e não me apetecia sujá-lo imediatamente a seguir a este trabalho que tanto me custa a fazer, decidi improvisar e voltar a fazer uso da minha "amiga", por sinal bem mais fácil de lavar. lol! Apesar de tudo não me posso queixar muito, porque este forno é bem mais fácil de deixar como novo que o meu anterior, ainda por cima, descobri um produto FABULOSO para esta tarefa, que, penso eu, todas "adoramos" executar. Para aquelas, que como eu, acham esta tarefa aborrecida e custosa deixo uma foto do dito produto. É mesmo muito mais fácil com este produto e o melhor de tudo é que não estraga as paredes do forno, nem mesmo as grelhas, como acontece com alguns dos aerosoís que se vendem no supermercado. Cá, compro na loja da Cidadela Electrónica (uma loja de venda e reparação de aparelhos eléctricos), como não sei se existe noutras partes do país, tentem neste tipo de lojas. Custa cerca de 10€ mas vale a pena.

Ingredientes:

Para 2 pessoas

2 lombecos de porco
6 batatas pequenas
1 cebola grande
alho em pó
sal, pimenta e piripiri q.b.
1 folha de louro
1 cubo de caldo de carne
vinho branco
azeite
colorau

Preparação:

Corte metade da cebola em rodelas finas, e cubra a base da Patusca. Em cima coloque os lombecos e tempere com sal, alho em pó, pimenta, piripiri, a folha de louro e regue com o vinho. Entretanto descasque as batatas e corte-as em 4. Coloque 1/2 chávena com água e o cubo de caldo partido em 4 pedaços mo microndas até o caldo derreter (coloquei por 2 minutos). Junte as batatas á volta da carne, regue com o caldo, salpique tudo com colorau e cubra com a restante cebola ás rodelas. Regue com um fio de azeite e coloque a tampa na Patusca. Para quem não tem esta maquineta, pode fazer exactamente igual mas num prato de servir e ir ao forno, demora é mais um bocadinho. Vá virando a carne até estar assada por dentro e por fora, e sirva com qualquer acompanhamento. Eu coloquei algumas castanhas juntamente com a carne, ficaram deliciosas.

Sem comentários: