segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Tomate e Feijão Verde



Ultimamente ando extremamente esquisita para cozinhar. Não me apetece comer quase nada, então a escolha da refeição tem sido complicada. Estava eu no congelador á procura de algo para o almoço quando encontro duas postas de lombo de bacalhau esquecidos a um canto. O.K. Vai ser mesmo isto! Optei pelas pataniscas pois já á imenso tempo que não fazia, e o J. adora. Mãos á obra.

Pataniscas de Bacalhau

Ingredientes:

2 lombos de bacalhau
1 cebola média
2 dentes de alho
1 raminho de salsa picada
sal e pimenta q.b.
5 ovos
2 colheres de sopa de farinha
óleo para fritar

Preparação:

Numa tigela pica-se a cebola, o alho e salsa muito finamente. Junta-se o bacalhau previamente demolhado e desfiado, livre de peles e espinhas. Adiciona-se os ovos e a farinha, mexe-se tudo muito bem, com a mão, até ficar pastoso. Rectifica-se de tempero.
Leva-se uma frigideira anti aderente ao lume com um pouco de óleo, com a ajuda de uma colher grande, deita-se aos montinhos. Fritar de ambos os lados, até sentir que estão cozinhadas no interior. Retirar e colocar em cima de papel absorvente.

Arroz de Tomate e Feijão Verde

Ingredientes:

1 cebola pequena
1 dente de alho
1 tomate maduro grande
1 porção de feijão verde (a gosto)
150 gr de arroz agulha
1 cálice de vinho branco
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:

Para um tacho pique finamente a cebola e o alho e cubra com um pouco de azeite. Deixe alourar. Entretanto, retire a pele do tomate e corte-o em cubos muito pequenos. Quando a cebola estiver translúcida, junte o tomate. Deixe cozer um pouco mexendo sempre para não pegar. Adicione então o vinho branco, deixe levantar fervura e junte o feijão verde. Tempere de sal.
Quando tiver fervido cerca de 5 minutos, acrescente água necessária para a quantidade de arroz, de forma a que fique malandrinho. Deixar ferver novamente, e junte o arroz. Quando estiver cozido sirva de imediato juntamente com as pataniscas.

Sem comentários: