quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Bacalhau de Cebolada á Esquisitices



Começo por dizer que adoro bacalhau de todas as maneiras, portanto terão aqui algumas das mil e uma maneiras existentes de o confeccionar. Eu sei, eu sei... Alguns "verdes" dizem que estão em vias de ser uma espécie em perigo de extinção. Mas sou PORTUGUESA CARAMBA!!! E do NORTE CARAMBA!!! Como posso passar sem de vez em quando comer aquilo que simplesmente adoro??! Confesso que evito, não é uma coisa que coma todas as semanas ou até todos os meses, só de vez em quando. Perdoem-me!!!
Para me redimir de quando a quando compro o do Pacífico que ainda existe em muita abundância, só o do Atlântico é que está nestas condições. Mas como provém de águas mais quentes não é tão saboroso como o nosso. Pronto, pronto vamos lá á receitinha...lol!

Ingredientes:

Para 2 pessoas

2 postas de bacalhau finas
6 batatas
1 cebola grande
2 dentes de alho
farinha para passar o bacalhau
azeite
1 folha de louro
colorau e piripiri líquido
sal q.b.

Preparação:

Comece por descascar e cortar em rodelas bem fininhas as batatas, e coloque-as a fritar na fritadeira ou Actifry.
Passe o bacalhau pela farinha, não é necessário muita o suficiente para não deixar o azeite saltar, leve uma frigideira com azeite ao lume e aloure o bacalhau.
Entretanto, corte a cebola e alho em rodelas bem finas e reserve. Num prato fundo de servir coloque as batatas espalhadas e por cima o bacalhau. Na frigideira adicine mais um pouco de azeite, e coloque a cebola e o alho. Tempere então com um pouco de sal (cuidado pois se o bacalhau estiver mal demolhado pode ficar demasiado salgado), piripiri, colorau e louro. Deixe dourar. Derrame por cima do bacalhau e acompanhe com uma boa salada de alface, rúcula, tomate cherry e queijo feta aos cubinhos. DELICIOSO!!!

1 comentário:

Maria Maia disse...

Nós adoramos cebola,este bacalhau está uma delicia.
bjss