sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Moelas á Esquisitices



Como adoro petiscos, festas e convívios cá vai um que sabe sempre bem. Normalmente, pedem um bom vinho branco, bem fresco para acompanhar, pois é um desses petiscos que ficam apuradinhos, picantes e puxam pela bebida. Eu prefiro comprar moelas congeladas pois estão sempre mais limpas e saem mais tenras que as frescas. Mas atenção, mesmo as congeladas precisam de ser vistas uma a uma, pois por norma trazem sempre alguma gordura. Na minha terra usam-se muito em cafés e snack-bares para forçar a bebidinha.

Ingredientes:

Para 4 pessoas

1 kg de moelas
1 cebola grande
4 dentes de alho
azeite
1 lata de tomate pelado previamente passado pela varinha
1 copo de vinho branco
1 folha de louro
1 cubo de caldo de galinha
sal q.b.
piripiri q.b.
1 cálice de whisky
1 cálice de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de mostarda

Preparação:

Num tacho largo coloque a cebola e os dentes de alho cortados grosseiramente, a refogar em azeite. Quando a cebola ganhar cor deite o vinho branco, o cubo de caldo, o sal e o piripiri, deixe ferver um pouco. Passe então tudo com a varinha até obter um molho grosso, junte a folha de louro e o tomate. Voltar a ferver para adicionar então o whisky, o vinho do Porto, a mostarda e a colher de açúcar ( este serve para cortar a acidez do tomate e dos vinhos). Quando levantar fervura adicionar a margarina e baixar para lume brando. Tem de ferver em lume brando durante cerca de 20 minutos, ir mexendo de vez em quando.
Entretanto, aproveite para lavar as moelas e deixar a escorrer da água.
Rectifique de tempero, volte a aumentar o calor e junte então as moelas. Deixar ferver por 5 minutos, e então têm que ficar em lume brando até ficarem macias, demora á volta de 1 hora, mexer de vez em quando para não pegar. Se estiver a ficar sem molho pode adicionar mais um pouco de vinho branco.
Deliciosas em festas acompanhadas por uma tostas de pão saloio.

1 comentário:

disse...

E isto também é uma delicia!!!!
Adoro moelinhas... e as tuas têm mesmo muito bom aspecto!
Parabéns!