quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Patusca



Este fim de semana tive a visita da minha sogra, que me trouxe uma ajudante para que a culinária cá de casa se torne ainda mais apetecível.
Achei que merecia um post só dela. Pois provavelmente existe por aí muita gente que desconhece a Patusca. A Patusca é um pequeno forno eléctrico com duas resistências, uma em cima outra em baixo, e consegue-se fazer variados alimentos, desde assados de carne, aves ou peixe, legumes, frutas e até bolos e biscoitos. Para experimentar a minha, a primeira coisa que fiz foram batatas á murro. Deliciosas. Acaba por ser mais económica do que o forno tradicional, e os alimentos ficam mesmo com aquele aspecto douradinho e o sabor mais intensificado. O meu primeiro contacto com a Patusca foi precisamente em casa da minha sogra, que é de Vila Nova de Gaia. Achei aquele objecto estranho e dispensável, pois, se temos forno para que raio precisamos de outro??? Mas depois de sentir o sabor daquele leitão que ela me apresentou, mudei
radicalmente. Tinha que ter uma! Cá em Braga procurei, mas não encontrei. Mas este fim de semana a minha querida Z. lá veio propositadamente me trazer a minha nova amiga. Postarei, depois, algumas receitas que nela vier a fazer.

1 comentário:

disse...

Ainda existem patuscas à venda!???
Lol... lembro-me perfeitamente disso... aliás a minha mãe ainda tem a dela... bem velhinha!
Usava-a para fazer batatas a murro e bacalhau, entre outras que já não me lembro...
Mas depois veio a tecnologia, vieram os fornos electricos e a patusca ficou de lado...